Palavras Entressonhadas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

A escola Inclusiva


Envolver os alunos na definição dos seus objetivos de aprendizagem e de comportamento.  Diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual dos alunos.
 Planificar atividades culturalmente relevantes, socialmente significativas, adequadas à idade e às competências dos alunos.
 Proporcionar tarefas que permitam uma participação ativa, exploração e experimentação.
Incluir atividades que promovam o uso da imaginação para resolver problemas novos e relevantes ou dar sentido a ideias complexas de forma criativa.
 Proporcionar um clima de aceitação e apoio em sala de aula.
 Para cumprir todos estes desígnios, trabalhamos árdua e diariamente, contudo o sentimento que nos move faz a diferença.
Passaremos a ilustrar algumas destas atividades onde a INCLUSÂO se sente!






O desporto escolar tem várias modalidades, cada aluno ou grupos de alunos escolhe o que mais gosta.

No Centro de Apoio às Aprendizagens trabalhamos em grupos mais pequenos para nos reorganizarmos.




















Com a professora Helena Gomes, aprendemos a fazer reutilização de materiais. Que linda ficou a nossa tela!!!






Fazemos natação para sabermos nadar, socializar com outros colegas e trabalhamos a interajuda.





















Fazemos visitas de estudo, onde aprendemos a identificação dos edifícios importantes das localidades. Desenvolvemos o gosto pela cultura, quando nos levam a ver exposições que abordam a matéria dada na escola. Identificamos os conteúdos pelas perguntas que as professoras nos fazem e percebemos que guardamos na memória informação que conseguimos reproduzir. Por isso tudo gostamos da escola.


Pela professora: Teresa Venâncio

Sem comentários: