Palavras Entressonhadas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Os ratos


O rato da cidade foi visitar o seu amigo ao campo. Quando chegou viu um gato enorme mesmo à sua frente. Começou a correr, escondeu-se na casa de banho e disse:
- Eu preciso de arranjar um buraco e depressa!
Quando saiu, foi logo à procura do cão para o ajudar. E, quando chegou junto deste, pediu:
- Ajuda-me, cão, depressa! É por causa do gato.    
- Porque é que eu te vou ajudar? O gato não me vai fazer mal. - respondeu o cão.
Depois o rato da cidade, foi pedir ajuda ao seu amigo rato. Quando chegou junto dele, disse-lhe:
- Por favor, ajuda-me! Há um gato atrás de mim.
-Aaaaaaaaaaah, gato onde? - inquiriu o rato, preocupado.
- Ele está atrás de ti. - avisou o rato da cidade.
- Vamos pedir ajuda ao galo. - sugeriu o rato do campo.
O gato continuou atrás deles. Mas os ratos são espertos e subiram para cima da cerca. Entretanto, imploraram ao galo:
- Ajuda-nos, galo. Vem um gato atrás de nós.
- Eu não vos vou ajudar. Ele não consegue chegar aqui. - respondeu, desinteressado, o galo.
Depois apareceu o homem e matou o galo para fazer frango e deitou fora o cão, porque ocupava espaço.
O rato aprendeu que o campo é perigoso e foi para casa.

As aparências iludem.

 

GUILHERME MATIAS, 5º D

 

 

Sem comentários: