Palavras Entressonhadas

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Ser Rico...


O que mais sabia

Era uma vez um pequenito que se perdeu numa montanha. Andou, andou muito tempo, até que, quase a chorar, viu uma porta de um tamanho tal que só visto... porque contado ninguém acreditava.
Pensou até que um gigante ali estivesse escondido.
Mas a noite vinha perto, andavam lobos no monte e a sua casa estava distante. Bateu à porta confiantemente. Talvez fosse recebido...
Foi um velho que veio abrir. Era alto, muito alto, mas não parecia ser mau. O velho vinha encostado a um pau e, ao ver quem tinha batido, pôs-se a sorrir.
- Andas perdido, pequeno?
- Ando perdido nos montes, não sei voltar à aldeia.
- Então entra, disse o velho amigavelmente, descansas cá esta noite e comes da minha ceia.
E assim foi. Depois da ceia puseram-se a conversar.
Eu sou - disse o velho - um sábio que quer o mundo salvar. Passei toda a minha vida curvado a ler pergaminhos. Mas a missão que me impus tenho-a praticamente terminada.
Além, naqueles cadinhos, por descobertas que fiz, já fabriquei muito ouro. E o mundo será intensamente feliz, todos terão um tesouro...
O pequeno olhou em volta. Inocente como era, na ideia de riqueza não via nada daquilo.
Ser rico é crescer à solta, é gozar a natureza, amar a Primavera e ser leve como um esquilo.
- Ouro? Para quê o ouro? - eu cá não preciso dele, declarou decididamente, eu até sou muito rico, pode crer meu bom senhor. Tenho pai e tenho mãe, uma irmã e um irmão, sou muito rico ... de amor.
Ao ouvir isto o velho fitou-o pensativamente. Olhou para os seus cadinhos, olhou depois para o céu. E, docemente, disse ainda, murmurando:
- Sabes bem mais do que eu...

Sara Teixeira, “Terra do Nunca”, (adaptado) Jornal de Notícias

7 comentários:

Anónimo disse...

É pá! um miudo tãããão pequeno meu.
deve ter uns 10 cm. então eo velho que quase não anda e esta marecoo!!

Anónimo disse...

Eu acho que esta história é bonita. quem escreveu isto, que continue em frente. vais bem assim meu, continua!!

Anónimo disse...

ser rico não é para todos!

Anónimo disse...

tá fixe

Anónimo disse...

tá alto de mais.

Anónimo disse...

lindoooooooooo

Anónimo disse...

LOL...CONTINUA ASSIM!!!