Palavras Entressonhadas

quinta-feira, 8 de março de 2012

RESUMO DA OBRA “ULISSES”

Ulisses vivia na ilha de Ítaca, onde era rei. Ele vivia com Penélope, sua esposa, e com Telémaco, seu filho. Ulisses era um homem valente, mas pacífico, manhoso e muito inteligente.
Certo dia, o príncipe troiano Páris raptou a rainha grega de nome Helena e os gregos resolveram entrar em guerra para a resgatarem.
Ulisses, embora contrariado, teve de embarcar para Troia.
O cerco a Troia durou perto de dez anos. Farto da guerra e cheio de saudades do seu reino, Ulisses teve a excelente ideia de mandar construir um cavalo de pau, onde ele e alguns marinheiros se esconderam, para conseguir entrar nas muralhas de Troia.
O plano correu bem  e depois de resgatarem Helena  zarparam rumo a Ítaca.
No regresso a Ítaca, o barco de Ulisses  foi parar a uma ilha do Arquipélago da Ciclópia, que era habitada por um ciclope muito violento e que era devorador de homens.
Dentro da gruta de Polifemo, Ulisses e os seus companheiros, depois de muita luta, cegaram o ciclope e conseguiram escapar atados a ovelhas.
Já na Ilha da Eólia, o rei Éolo ofereceu a Ulisses um saco com todos os ventos violentos do mundo e disse-lhe para não o abrir, pois se o fizesse libertaria todos os ventos e iria naufragar.
Os marinheiros de Ulisses, curiosos, decidiram abrir o saco e então os ventos libertaram-se e eles foram novamente parar à Ilha da Eólia. O rei, furioso com a desobediência deles, não os ajudou e mandou-os embora.
À deriva pelos mares foram parar à Ilha de Circe, uma feiticeira muito poderosa, que transformou os companheiros de Ulisses em porcos.
Minerva, protetora de Ulisses, apareceu e deu-lhe a erva da vida para ele poder escapar ao feitiço de Circe.
Circe apaixonou-se por Ulisses, mas como não era correspondida, resolveu, passados anos, libertá-lo a ele e aos seus marinheiros e deu conselhos para poderem prosseguir viagem.
Ulisses seguiu o conselho de Circe e dirigiu-se para a Ilha dos Infernos, onde falou com sua mãe e com o profeta Tirésias que lhe contaram o que se estava a passar no seu reino.
Depois de conhecer a situação do seu reino, zarparam rumo ao Mar das Sereias. Os marinheiros colocaram cera nos ouvidos para não serem enfeitiçados pelo canto das sereias. Ulisses não o fez e pediu para ser amarrado com cordas muito grossas ao mastro principal do barco, porque queria ouvir o canto das sereias. As sereias imitaram a voz de Penélope  tentando atrair  Ulisses para o fundo do mar. Graças à sua valentia e muito sofrimento, Ulisses conseguiu fazer a travessia do mar sem se deixar enfeitiçar.
Novamente a caminho de Ítaca, o barco de Ulisses passa por dois enormes rochedos, tendo toda a tripulação morrido num naufrágio. Só Ulisses sobreviveu e foi parar à terra dos Feácios, onde foi bem recebido pelo Rei Alcino da ilha da Córcira. Depois de saberem quem ele era, levaram-no num barco para Ítaca. Entretanto, Ulisses devido ao cansaço, adormeceu e quando acordou viu-se novamente sozinho, abandonado numa praia.
Deparou-se com a Deusa Minerva que lhe disse que, finalmente, ele estava no seu reino. Depois de o pôr a par da situação, Minerva transformou Ulisses num mendigo para ninguém o reconhecer. Ninguém o reconheceu, à exceção de Euricleia e do seu cão Argus. Ulisses deu-se a conhecer a Telémaco e juntos combinaram uma estratégia para expulsar e matar todos os pretendentes à mão de Penélope.

Penélope só reconheceu Ulisses depois de o ver a lutar por ela e viveram felizes para o resto da vida…

TRABALHO DE GRUPO
TURMA C - 6ºANO
MARÇO, 2012

10 comentários:

Unknown disse...

olá , obrigado pello resumo , vou ter teste terça , e acho que me ajudou , uma curiosidade , tambem sou de um " 6 º c " como pude observar :))
se puderem seguir o meu blog agradeço porque ja vou segui r o seu
obrigado por tudo

Unknown disse...

olá , obrigado pello resumo , vou ter teste terça , e acho que me ajudou , uma curiosidade , tambem sou de um " 6 º c " como pude observar :))
se puderem seguir o meu blog agradeço porque ja vou segui r o seu
obrigado por tudo

Anónimo disse...

obrigada ajudou me muito para estudar

Anónimo disse...

obrigado este trabalho ajudou vou ter teste segunda 24 de novembro de 2014 por isso vai ajudar este resumo esta espetacular corri tantos para vir encontrar o vosso copiei o resumo todo parabens.

Unknown disse...

TAMBEM SOU DE UM 6C E COMO ESTAMOS A ANALISAR O TESTO VIM PESQUISAR... O VOSSO RESUMO FOI-ME MUITO UTIL OBRIGADA

Anónimo disse...

foi mt util para o meu trabalho obr

Anónimo disse...

Obriigada. Vou ter teste amanha... e isto foi-me muito útil. Muiito obriigada.

Unknown disse...

Obg assim n precisei de ler o livro

Guinines disse...

A deusa pode-se chamar Minerva ou Atena, no meu caso na escola foi Atena

Unknown disse...

muito obrigada