Palavras Entressonhadas

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A raposa e o lobo

Num dia quente de verão, a raposa e o lobo encontraram-se na floresta e começaram a contar uma à outra todas as aventuras que tinham vivido, mas sabendo que a outra tinha vivido uma aventura mais perigosa puseram-se a inventar muitas aventuras.
E isto chegou a uma grande discussão:
-Tu estás só a inventar coisas!-disse o lobo.
-Eu? Tu é que te estás a gabar com coisas que nunca aconteceram!-respondeu a raposa.
-Então, já que te achas a maior, vamos fazer uma competição!
-Está bem! Mas para que saibas, eu vou ganhar, porque sou mais esperta do que tu!-disse a raposa.
Quando se dirigiam para o riacho para fazer uma competição de saltos, o lobo armou-se em esperto e pôs-se a saltar o riacho de um lado para o outro.
-Vê lá se cais!- exclamou a raposa.
Mas no mesmo instante em que ia saltar a raposa ouviu um «splash».
-Socorro! Ajudem-me!-gritou o lobo.
A raposa muito rápida saltou para o outro lado.
-Dá-me a tua pata!-disse a raposa.
 -Não vou aceitar a ajuda de uma gabarola! – refilou o lobo.
-Então podes morrer afogado, se preferires! – retorquiu ela.
-Prefiro!-respondeu o lobo.
-Dá-me a tua pata e eu puxo-te. – insistiu a raposa.
-Ok vá, puxa! – pediu o lobo.
Depois de algum esforço a raposa conseguiu tirar o lobo da água.
-Obrigada! Admito que és bastante eficaz. – concedeu o lobo.
-E eu admito que és bastante destemido. - respondeu a raposa.

A raposa e o lobo perceberam que devem deixar o orgulho de parte e aceitar a ajuda um do outro.


Rita Agrela nº18 5ºB

Sem comentários: