Palavras Entressonhadas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Entrevista ao escritor António Torrado



António Torrado seguiu ao longo da sua vida as mais diferentes carreiras, como escritor, pedagogo, jornalista, editor, produtor e argumentista.


P: Quando é que começou a escrever e a publicar livros?
R: Eu comecei a escrever desde muito novo, já nem me lembro bem quando, mas comecei a publicar livros aos 18 anos.

P: Para quem é que costuma escrever os seus livros e porquê?
R:.Eu costumo escrever sobretudo para os mais novos, para manter o espírito criativo.

 P: Em que é que o senhor se licenciou e onde?
R:.Eu licenciei-me em filosofia pela universidade de Coimbra.

P: Quantos livros é que o senhor fez ao longo da sua carreira até agora?
R:Surpreendentemente posso dizer que na minha carreira fiz mais de 130 livros. 

P: Pode indicar 3 obras importantes da sua infância?
R:O veado florido, A chave do castelo azul e A nuvem e o caracol.

P: Trabalha em parceria com alguém? 
R: Sim, faço-o frequentemente  com  Maria Alberta Menéres.

 
P: O que faz agora para além de escrever?
R: Recentemente comecei também a trabalhar em novelas, romances infantis e juvenis. 

P: Só escreve contos?
R: Não, também escrevo poesia e textos de raiz popular e tradicional. Recentemente comecei também a trabalhar em novelas, romances infantis e juvenis. 
 
P: É professor de que disciplina?
R: Sou professor de Escrita dramatúrgica.

P: Em que escola trabalha? 
R: Trabalho na escola Superior de Teatro e Cinema.

P: O senhor gosta mais de trabalhar em novelas, romances ou teatro?
R: Eu gosto de tudo, mas a minha vertente mesmo é o teatro.

P: Qual o seu dia favorito? 
R: O meu dia favorito é o dia dos aniversários dos meus filhos.
 
P: A cidade que mais gostou de visitar?
R:O Rio de Janeiro.

 P: Qual o filme da sua vida?
R: O meu filme preferido foi o “Do céu caiu uma estrela”.

Constança Borges, Nº4;   Francisco Matias, Nº8;   Guilherme Matias,  Nº10; Henrique Pinto, Nº11; Mariana Salvado, nº 15 - 6ºD



Sem comentários: