Palavras Entressonhadas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


UMA AVENTURA EM TAVIRA


Matilde e Diana esperavam pelos amigos André e Filipe ao pé do jardim do Coreto. Entretanto o André e o Filipe chegaram.
- Até que enfim! – disseram elas.
-Não pudemos chegar mais cedo, desculpem lá – afirmou o Filipe.
-Não sabem o que nos aconteceu! Vimos uma pessoa a assaltar a ourivesaria do centro da cidade, não sabemos se era um homem ou uma mulher pois tinha uma máscara de carnaval.
- Nós temos de investigar este crime – disseram em uníssono.
Depois foram para a casa da Matilde e da Diana que eram irmãs. Organizaram as ideias mas ainda não tinham nada de concreto para investigar. Entretanto, Filipe tinha ido falar com o empregado da ourivesaria que felizmente não tinha sofrido ferimentos. Voltou com notícias fresquinhas!
- Bom, tenho muita coisa para vos contar! Roubaram quase todas as pedras preciosas que o senhor da ourivesaria tinha posto na montra. O senhor disse que pensava que fosse uma mulher, mas não têm a certeza porque desmaiou com o susto. Mas se vir aquela pessoa têm a certeza que a vai reconhecer pois quando chegou à ourivesaria retirou a máscara, e as câmaras filmaram tudo. Será fácil descobrir. Mas o problema é que o senhor pensa que o assaltante partiu a câmara, pois foi tentar ver comigo e não conseguimos ver nada. Uma coisa que me pareceu estranho é que estava uma carrinha com uma sigla muito estranha mesmo à porta da ourivesaria. Perguntei ao senhor se tinha contratado alguma empresa para fazer algum tipo de trabalho na loja mas ele disse que não, mas também não quis alongar muito a conversa pois estava muito nervoso! Pelo sim pelo não, decidi tirar a matricula do carro. Eu mostro-vos.
- Já sei! Os meus estudos para tirar boa nota em Geografia valeram os esforços !! É a matrícula de um carro francês de 2004- exclamou o Filipe.
Por onde começamos ?- disse a Matilde que era muito apressada.
-Espera, mana! As coisas não podem ser assim. Primeiro têm de ser pensadas !- respondeu a Diana.
- Está bem, está bem eu espero!- respondeu a Matilde.
Depois de conversarem, decidiram que cada um escrevia uma folha com todas as pistas de que dispunham e, no dia seguinte, encontravam-se em casa das manas.
*
Matilde e Diana estavam agora em casa sem conseguir adormecer pois estavam muito excitadas com tudo o que acontecera.
- Será que vamos conseguir resolver este caso? Temos tão poucas pistas!- exclamou Diana num tom de preocupação.
- Não estejas preocupada pois tudo se irá resolver. Já viste quantos mistérios já desvendámos? Deve ser porque somos bons no que fazemos...- respondeu-lhe Matilde.
-Pois é tens razão... Olha vamos mas é dormir que amanhã temos um longo dia pela frente... Não te lembras que nos temos de levantar mais cedo pois temos teste de Português?-perguntou Diana.
- Está bem mas apaga a luz que não consigo dormir de luz acesa!- resmungou a Matilde.
De manhã, Filipe,André,Diana e Matilde levantaram-se muito ansiosos. Tinham tanta coisa para fazer! Quando estavam a fazer o teste as meninas queriam que o tempo passasse a voar, mas acontecia exactamente o contrário! Cada minuto que passava parecia uma eternidade! Mas chegara a hora do intervalo!! Ai,aquele toque estridente soube-lhes tão bem!
*
Depois de reunirem as pistas que todos tinham recolhido descobriram muitas coisas e conseguiram resolver o caso. Telefonaram imediatamente à polícia que os felicitou por terem sido tão inteligentes e perspicazes. Até apareceram no jornal local e no jornal da sua escola. Eram os heróis de Tavira!
Passados uns meses vieram a saber que a autora do crime pertencia a uma rede de tráfico de diamantes e que já tinha assaltado imensas joalharias e ourivesarias em Portugal! O carro pertencia a uma senhora francesa que ficou sem o carro desde o princípio do ano! A senhoraatéveio a Portugal para felicitar os nossos amigos!!!





Texto elaborado por:
Ana Beatriz Vasques, nº 1, 6ºC
Sara Bernardo Gago, nº 19, 6ºC






7 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem esta muito fixe !!!!!!!!!!!!!!!!


Ass:André

Anónimo disse...

parabens grande testo.Mas por causa disso tiveram mas notas no teste lol lol

ass: Joao Bastos

carolina disse...

esta giro!!!!!!!
continuem.... em frente!!

Ana Beatriz disse...

Espero que gostem do nosso texto! Se quiserem vão poder ouvi-lo por nós na biblioteca da escola,na semana da leitura!

Psicóloga Ana Filipa Silva disse...

Olá meninas!
gostei muito da aventura que escreveram, continuem a mostrar o vosso talento.
beijinhos

Cristina Lares disse...

Olá!
Um texto muito criativo. Imaginação é o que não falta nas vossas cabecinhas e ainda bem que a registam!! Continuem a treinar quem sabe...o que de vós sairá??
Bjitossssssss
Cristina Lares

Catalina disse...

Muito bonito meninas...!!!!Tem muita imaginação!!!Continuem a fazer textos,vocês têm jeito!!!Beijinhos:):)