Palavras Entressonhadas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O Ténis

O Ténis é um desporto de origem inglesa, disputado em campos geralmente abertos e de superfícies sintéticas, cimento, saibro (tipo de chão em terra)  ou relva. Participam no jogo dois jogadores ou duas duplas de jogadores, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não.

 História

O jogo atual de ténis originou-se no século XIX, na Inglaterra. Muitos historiadores, porém, acreditam que a origem do desporto data do século XII, na França, onde  se usava a mão para bater na bola. No final do século XVI começou-se a usar raquetes para bater na bola e o jogo passou a ser chamado de "tênis", do francês antigo Tenez, que pode ser traduzido como "segure" ou "receba". O jogo era popular em França e em Inglaterra, onde era praticado em locais cobertos, onde a bola batesse numa parede. Mais tarde, o jogo seria chamado de "tênis real".

Regras

Uma partida de ténis pode ser uma partida  simples (um contra um) ou dupla (dois contra dois). Um sorteio antes do início do jogo define o jogador/dupla que começará a servir. O jogo é dividido em sets/partidas, games e pontos. O set é ganho pelo primeiro jogador/dupla a atingir 6 games, com dois games, no mínimo, de diferença para o adversário. Caso haja empate no set de 6-6, será disputado um tie-break, no qual o jogador que vencer 7 pontos primeiro, com uma diferença de dois pontos para o adversário, ganha o set. Em caso de diferença menor a dois pontos, segue-se o tie-break até que a diferença seja cumprida. Pode-se também, em casos especiais pré definidos (sempre no último set do jogo), jogar-se um Super Tie-Break, onde aquele que atingir 10 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos, vence a partida.


O game é uma soma de pontos. No mínimo quatro pontos são disputados no game. A contagem é feita por 15-30-40-game. Caso se chegue a uma contagem de 40-40, o jogador que vencer dois pontos seguidos vence o game. O ponto começa a ser disputado quando o jogador que está a servir joga a bola para o outro lado da rede, de modo que ela caia dentro da área de serviço. Tem duas tentativas para  iniciar o ponto, caso contrário perde-o. Perde-se o ponto quando: a bola não ultrapasse a rede; a bola bata fora dos limites do campo; a bola bata duas vezes dentro de um dos lados do campo. 

Por: Madalena Fernandes

Sem comentários: