Palavras Entressonhadas

quarta-feira, 22 de abril de 2015

A mudança da Mazinha

Era uma vez, três chávenas de chá: a Surpresa, a Mazinha e a Admirada. A Desastrada, um bule de chá, era quem cuidava das três irmãs. Elas, nesse momento estavam em cima de um tabuleiro, na cozinha do castelo da princesa Ema, mas, precisamente às quatro horas da tarde iriam para a mesa principal da sala de jantar desse castelo.
            A sala de jantar do castelo, era muito grande, tinha a mobília toda de ouro, mas no meio da sala não havia mobília, pois era aí onde as pessoas iriam dançar. Também tinha duas grandes estantes com loiça de ouro.
            A Desastrada é muito grande, amarela, sempre corada e mais importante que tudo é muito leal e simpática. A Surpresa é pequenina, amarela e também tem um grande sentido de humor, às vezes fica muito excitada e é quase sempre apanhada de surpresa, daí o seu nome. A Admirada, também era pequena, amarela, muito querida, mas por vezes em vez de ir ajudar as pessoas ficava a olhar especada. Por fim, a Mazinha, como as suas duas irmãs, é pequena e amarela, está sempre de mau humor e é muito má para as suas irmãs e para a Desastrada.
            Estava um lindo dia, era o primeiro dia de verão, a Surpresa e a Admirada estavam a brincar com a Desastrada, mas a Mazinha não estava pois não gostava de brincar, só gostava de jogar às escondidas. A Desastrada sabendo dessa situação começou a jogar. A certa altura a Mazinha decidiu ir ver o que é que elas estavam a jogar, quando chegou e viu  que  elas estavam a jogar às escondidas, disse:
            - Vocês sabem que este é o único jogo que eu gosto de jogar e a primeira coisa que fazem quando não estou com vocês é jogá-lo!
            - Não foram elas, fui eu que disse para jogarmos às escondidas, mas era para tu também vires jogar connosco. – respondeu a Desastrada.
            - Sim, estou mesmo a ver que era isso e sabes que mais, nunca mais me dirijas a palavra?! – exclamou a Mazinha muito irritada.
            Chegou a hora de irem para a mesa principal do castelo da princesa Ema. A Mazinha estava tão irritada com a Desastrada que decidiu empurrá-la, coisa que não correu bem, pois fez com que a Surpresa, que mais uma vez foi apanhada de surpresa, caísse no chão e partisse a sua pega enquanto a Admirada, como sempre, ficou especada a olhar. A Desastrada ficou muito zangada com a Mazinha e disse-lhe:
             - Chega Mazinha! Vês o que fizeste à Surpresa?! Eu tento que tu sejas simpática com as outras peças de loiça há muitos anos, mas tu não estás a ajudar! Não compreendes que, quando eu faço certas coisas que tu não gostas, é para teu próprio bem?! – exclamou a Desastrada, muito zangada.
           
 A Mazinha arrependida do que fez disse:
            - Peço desculpa às duas. Desastrada, eu não tinha percebido que as coisas que tu fazes são para meu bem. Desculpa mais uma vez.
            Por fim, a Mazinha ficou tão simpática que passou a ser chamada de Boazinha. Quanto à Surpresa, arranjou uma pega nova, dada pela Mázinha e, muito mais bonita do que a que tinha antes.
Lição Moral: Às vezes quando as pessoas fazem coisas que não gostamos é para o nosso bem.


Catarina Palma nº7   5ºB

Sem comentários: