Palavras Entressonhadas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Entrevista a Maria Alberta Menéres

A turma do 6º C simulou uma entrevista à escritora Maria Alberta Menéres. Aqui ficam algumas das questões "colocadas".

P: Onde nasceu?
R: -Nasci em Vila Nova de Gaia, a 25 de Agosto de 1930.

P: Em que cidade vive?
R: Vivo na cidade do Porto.

P: Em que ano escreveu o seu primeiro livro?
R: -Escrevi o meu primeiro livro em 1952 com o título “Intervalo”.

P: Na sua obra infanto-juvenil inclui poesia?
R: -Sim, mas não só, também inclui contos, bandas desenhadas, teatro, novelas e muitos outros…

P: Qual foi o nome do seu primeiro livro infantil?
R: -O nome do meu primeiro livro infantil foi “Clarinete”, seguindo-se “Figuras Figuronas”, “A Pedra azul da imaginação” e a mais conhecida é “Ulisses”

P: Quantos livros infantis já escreveu?
R: -Já escrevi 19 livros infantis sem contar com os livros para adultos.

P: Qual o seu livro mais vendido?
R: -O meu livro mais vendido provavelmente é “Ulisses”.

P: Qual é o seu escritor preferido?
R: -O meu escritor preferido é Luíz Vaz de Camões. Ele é uma daquelas pessoas que sabem mesmo escrever uma boa história.

P: Qual o nome do seu primeiro livro de prosa?
R: “O pequeno-almoço”.

P: Qual o nome dos seus últimos livros para crianças?
R: “Camaleão Gaveta” e "
Camões, o Super herói da língua portuguesa".

P: Qual o seu melhor livro infantil?
R: “O poeta faz-se aos 10 anos”.

P: Quando descobriu a sua paixão pela escrita?
R: Precisamente aos 10 anos.

P: Já foi professora?
R: Sim, já fui, de História e de Português.

P: Escreve mais literatura infantil ou para adultos?
R: Escrevo mais obras infantis e juvenis.


P: Quando ganhou o seu primeiro prémio infantil ?

R: Em 1986, o prémio Calouste Gulbenkian de literatura infantil.

P: Já ganhou mais algum prémio?
R:O prémio Giacomo Leopardi.

P: Em que se inspira quando escreve?
R: Quando eu escrevo inspiro-me em mim própria.


Muito obrigada pelas suas respostas.

 Beatriz Matado Guerreiro nº3, Diogo Almeida nº8, Hugo Revés nº10 José Pedro nº13


Sem comentários: