Palavras Entressonhadas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O LÁPIS E O AFIA


Era uma vez um lápis grande e novo e um afia muito velho e cansado, que estava quase na reforma.
O lápis gabava-se muito que era novo e bonito e o afia ignorava a sua conversa.
O lápis todo vaidoso não parava de dizer:
- Sou novo, lindo e grande, sou o maior.
O Afia respondeu-lhe:
- Não te gabes tanto, pois também vais ficar velho como eu…
- Não, nem penses! Respondeu-lhe o lápis todo convencido.
Certo dia chegou um menino muito traquina à escola onde estavam o lápis e o afia e começou a afiar o lápis tantas vezes que este começou a reduzir-se. Furioso, o lápis reclamou:
- Pára, pára, eu ainda sou muito novo…e quero viver ainda muitos anos feliz!
O menino não ouvia e foi reduzindo o lápis cada vez mais a um simples pedaço de lápis de 2 cm. O lápis sentiu-se insignificante e muito, muito triste, quando percebeu que o afia tinha razão. A verdade era que ele já não era lindo nem grande…e quase já não se notava a sua existência.
Muito triste, foi pedir desculpa ao afia:
-Desculpa ter gozado contigo. Eu só agora é que percebi que as coisas más não acontecem só aos outros, pois desta vez calhou-me a mim.

Tomás Filipe Fernandes Mendonça
5ºA nº26

3 comentários:

Anónimo disse...

moral:nao se deve gosar com os outros

Adelina disse...

Quem és???
Eu sou do 5ºA e não te conheço, mas tá fixe

Anónimo disse...

Quem és???